quarta-feira, 17 de julho de 2013

Educação Emocional * Vamos simplificar?!

Olá =)

Conforme prometido... vamos falar um pouquinho sobre Educação Emocional?! 
Vários são os textos disponíveis sobre este assunto, mas pretendo ser mais 'simplista' 
para facilitar nosso entendimento.


O que é Emoção: É a reposta instintiva que temos quando passamos pelas 
diversas situações de vida. Sem as emoções as pessoas não percebem significado 
nos acontecimentos.
A emoção nos motiva a agir. Por exemplo, você reclamará de um produto que lhe 
foi entregue com defeito se sentir um mínimo de indignação e raiva por isso. 
Você só estudará para um concurso se for capaz de sentir orgulho de suas conquistas. Raiva, tristeza, medo e alegria fazem parte do grupo de nossas emoções fundamentais.


Durante muito tempo, a emoção foi concebida como uma força altamente irracional 
e desagregadora. Porém, num grande número de situações, circunstâncias que 
provocam reações emocionais, constituem-se numa contribuição importante para 
o pensamento (inteligência).
Desse modo, talvez o papel mais importante da emoção esteja na sua função de 
facilitar o ato de pensar, ou seja, na capacidade de gerar pensamentos com um 
certo planejamento, criando a possibilidade de considerar, cada vez mais, um 
número maior de perspectivas. A tendência, segundo os pesquisadores, é de que essa capacidade se desenvolva, gradativamente, com o amadurecimento da pessoa.


O desafio da educação emocional parece traduzir-se no desafio de Aristóteles, citado 
no livro Inteligência emocional, de Daniel Goleman :
“qualquer um pode zangar-se — isso é fácil. Mas zangar-se com a pessoa certa, 
na medida certa, na hora certa, pelo motivo certo e de maneira certa — não é fácil” 
(Aristóteles in Golemann, 1995, 12).
  


Você se considera uma pessoa Inteligente/ Educada Emocionalmente? 

Em minha próxima publicação deixarei um teste que facilita nossa interpretação sobre este tema, e noa auxilia a ter uma visão mais ampla de nossas atitudes com as pessoas de nosso meio - social - pessoal - familiar!


Bjs e Até mais!!


Aline Ferri



Textos de apoio:

http://www.marisapsicologa.com.br/o-que-e-emocao.html
http://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/viewFile/1299/1110

quarta-feira, 19 de junho de 2013

Profissional x Pessoal

Um grande dilema que vivemos no mundo corporativo... como 'separar' o pessoal do profissional?
Não deixamos de ser 'pessoa' enquanto trabalhamos, o segredo é aprender a lidar com nossas fraquezas ou dificuldades  para que não interfira em nossa atuação.
Nossa vida é feita de escolhas e renúncias, é preciso alcançar o equilibrio para que ambas as áreas sejam desenvolvidas!
Podemos sim, ser excelentes profissionais sem abandonar nossa vida social/pesoal e vice-versa.
#Educaçao Emocional é o ponto de partida... e o tema de minha próxima publicação

Até mais 'Pessoas'

By Aline Ferri

segunda-feira, 17 de junho de 2013

Meu mundo =)

Existe um país chamado RH. Nele "mora" um povo especial:
Legisladores, educadores, técnicos, gente que cuida do pessoal.
Gente que recruta, seleciona e contrata, também paga,desconta e aposenta. povo que cuida da saúde, do alimento, providencia o transporte, cuida de quem bebe, de quem fuma, de quem tem problemas e pendências. Povo que treina, desenvolve e recicla, que briga pelo salário e pelo benefício, conversa com sindicato e direção.
Fiel da balança entre Capital e Trabalho. Cuida de um, pensando no outro.Gente que apesar de tanta função, prática e burocracia, sonham e procuram conectar a alma das pessoas, "reinventar" a motivação, resgatar o brilho no olhar, gente que acredita no ser humano e garimpam talentos.

Seu grande desafio é fazer o concreto e sonhar com o abstrato, receber na chegada e desligar na saída, satisfazer o empregado e o patrão,

"um olho na missa e o outro no padre",

tempo para educar e tempo para punir. Plural e Singular.
A sina do RH é atuar na contradição,
"ser empregado esquecendo que o é, ser patrão lembrando que não o é".

Polêmicas e contradições à parte, eu sei que para ser RH o que conta é a postura, é preciso vocação, trabalhar como missão, exercer o oficio com sensibilidade e razão.

Ter nervos de aço, ser régua e o compasso...