Conforme prometido... vamos falar um pouquinho sobre Educação Emocional?!
Vários são os textos disponíveis sobre este assunto, mas pretendo ser mais 'simplista'
para facilitar nosso entendimento.
O que é Emoção: É a reposta instintiva que temos quando passamos pelas
diversas situações de vida. Sem as emoções as pessoas não percebem significado
nos acontecimentos.
diversas situações de vida. Sem as emoções as pessoas não percebem significado
nos acontecimentos.
A emoção nos motiva a agir. Por exemplo, você reclamará de um produto
que lhe
foi entregue com defeito se sentir um mínimo de indignação e raiva por isso.
Você só estudará para um concurso se for capaz de sentir orgulho de suas conquistas. Raiva, tristeza, medo e alegria fazem parte do grupo de nossas emoções fundamentais.
foi entregue com defeito se sentir um mínimo de indignação e raiva por isso.
Você só estudará para um concurso se for capaz de sentir orgulho de suas conquistas. Raiva, tristeza, medo e alegria fazem parte do grupo de nossas emoções fundamentais.
Durante muito tempo, a emoção foi concebida como uma força altamente irracional
e desagregadora. Porém, num grande número de situações, circunstâncias que
provocam reações emocionais, constituem-se numa contribuição importante para
o pensamento (inteligência).
e desagregadora. Porém, num grande número de situações, circunstâncias que
provocam reações emocionais, constituem-se numa contribuição importante para
o pensamento (inteligência).
Desse modo, talvez o papel mais importante da emoção esteja na sua função de
facilitar o ato de pensar, ou seja, na capacidade de gerar pensamentos com um
certo planejamento, criando a possibilidade de considerar, cada vez mais, um
número maior de perspectivas. A tendência, segundo os pesquisadores, é de que essa capacidade se desenvolva, gradativamente, com o amadurecimento da pessoa.
facilitar o ato de pensar, ou seja, na capacidade de gerar pensamentos com um
certo planejamento, criando a possibilidade de considerar, cada vez mais, um
número maior de perspectivas. A tendência, segundo os pesquisadores, é de que essa capacidade se desenvolva, gradativamente, com o amadurecimento da pessoa.
O desafio da educação emocional parece traduzir-se no desafio de Aristóteles, citado
no livro Inteligência emocional, de Daniel Goleman :
“qualquer um pode zangar-se — isso é fácil. Mas zangar-se com a pessoa certa,
na medida certa, na hora certa, pelo motivo certo e de maneira certa — não é fácil”
(Aristóteles in Golemann, 1995, 12).
no livro Inteligência emocional, de Daniel Goleman :
“qualquer um pode zangar-se — isso é fácil. Mas zangar-se com a pessoa certa,
na medida certa, na hora certa, pelo motivo certo e de maneira certa — não é fácil”
(Aristóteles in Golemann, 1995, 12).
Você se considera uma pessoa Inteligente/ Educada Emocionalmente?
Em minha próxima publicação deixarei um teste que facilita nossa interpretação sobre este tema, e noa auxilia a ter uma visão mais ampla de nossas atitudes com as pessoas de nosso meio - social - pessoal - familiar!
Bjs e Até mais!!
Aline Ferri
Textos de apoio:
http://www.marisapsicologa.com.br/o-que-e-emocao.html
http://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/viewFile/1299/1110